sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Você sabe dirigir sob neblina ?

Algumas pessoas acreditam que já tem experiência o bastante para enfrentar qualquer tipo de situação no volante, mas é sempre bom lembrar que existem algumas situações raras e perigosas que não esperamos e ficamos sem saber o que fazer quando elas acontecem.

Dirigir sob neblina, por exemplo, é algo que requer muita atenção do motorista. As pessoas acham que diminuir a velocidade e acender o farol alto já resolvem o problema, mas não é bem por aí.

Por isso, o Trânsito + gentil vai dar algumas dicas de como agir quando nos deparamos com aquela névoa branca nas estradas que tapa praticamente toda nossa visão tornando o trajeto bem mais perigoso.

Aqui vão:

- Ligar o farol baixo. Muitos acham que a melhor alternativa é usar o farol alto mas as gotículas de água presentes na neblina acabam refletindo a luz do farol alto, fazendo com que a nossa visibilidade diminua.

- Reduzir a velocidade do veículo. Na hora da neblina todo cuidado é pouco. Diminuir a velocidade em que trafegamos é importante para ganharmos tempo se precisamos frear e diminui o risco de acidentes.

- Evitar freadas bruscas. Além de ser perigoso para quem vem atrás, o chão pode estar escorregadio por causa da umidade e seu carro pode rodar, causando algum acidente mais sério.

- Não ligar o pisca alerta com o carro em movimento. Os outros motoristas podem achar que você está parado e tentar desviar causando acidentes.

- Nunca parar na rodovia. É muito perigoso parar o carro, mesmo que seja no acostamento, enquanto estiver na estrada com neblina. A visibilidade dos outros motoristas é muito baixa, só é possível avistar o outro carro a poucos kms de distância, se o seu carro estiver parado é muito provável que não dê tempo do outro motorista frear quando te ver.

- Sinalizar seus movimentos com antecedência. Fazer isso é importante em qualquer ocasião mas no caso de neblina na estrada é imprescindível para evitar pequenos e grandes acidentes.

- Não ter medo de usar a buzina. Às vezes a buzina pode ser desnecessária mas em caso de neblina ela serve como alerta para pedestres e outros carros que estiverem por perto.

- Manter dois segundos de distância. Mire um ponto fixo e quando o carro da frente passar por ele, conte “cinquenta e um, cinquenta e dois” e passe pelo ponto fixo. Esta distância é segura caso tenha que fazer alguma manobra.


Nenhum comentário:

O seguro do seu veículo tem cobertura para danos morais ?

Pesquisar