quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Evitando acidentes – para motoristas e motociclistas.

Para os condutores em geral, motoristas ou motociclistas, alguns cuidados sempre recomendáveis:

•Não desviar a atenção do trânsito, reduzindo a velocidade e tomando maior cuidado quando as condições exigirem, como trânsito intenso, concentração de pedestres, etc.

•Circular com maior cuidado nos locais com visibilidade prejudicada, como cruzamentos, em curvas, próximos a veículos de grande porte, etc,

•Reconhecer e ser cuidadoso em relação aos pontos cegos do veículo, para frente e para trás, lembrando que o ajuste adequado dos espelhos diminui os pontos cegos traseiros.

•Sinalizar sempre as manobras, inclusive mudanças de faixas.

•Outros cuidados: respeito à sinalização e uma atenção extra nos cruzamentos, reduzindo a velocidade na aproximação e parando sempre que indicado ou necessário.

•Sobre álcool e direção: Esta é uma combinação perigosa, demonstrada em diversos estudos. Um deles, publicado no “Journal of Studies on Alcohol, USA”, indica que, se a concentração de álcool no sangue for de 1 a 1,49 g/litro, o risco de morrer no trânsito, para condutores na faixa de 21 a 34 anos, é 34 (trinta e quatro) vezes maior do que o risco de um motorista que não bebeu e, se for igual ou maior do que 1,5 g/litro, o risco dá um salto para 572 vezes maior. Atualmente, o limite é zero, ou seja, quem ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica e dirigir está cometendo infração gravíssima (7 pontos), podendo ser multado em R$ 957,70 e ter a CNH suspensa por 12 meses, além de poder ser processado criminalmente, mesmo que não tenha provocado acidentes, se o álcool ingerido resultar em 0,6 ou mais de gramas de álcool por litro de sangue, o que é passível de detenção por 6 meses a 3 anos, outra multa e outra suspensão ou proibição de obter a habilitação (por 2 meses a 5 anos).

Nenhum comentário:

O seguro do seu veículo tem cobertura para danos morais ?

Pesquisar